A Odisseia resumo
RÔMULO BATISTA ALIPRANDI
Filosofia
Filme a Odisseia
“Do mito à filosofia Grega”
VITÓRIA
2007
A Odisseia
“Do mito à filosofia Grega”
A história inicia-se em um dos reinos da Grécia, Odisseu, rei de Itaca era um homem muito respeitado em seu reino. E por seu talento em guerras ele foi convocado por outros reinos para uma Guerra contra Tróia. Seu filho era apenas nascido e Odisseu se queixa pela primeira vez a Athena por ter que deixar o reino dizendo, “sei que já não esta comigo Athena, mas posso fazer tudo sozinho”. A partir desta fala já se nota sua descrença, mas então Athena se personifica e consegue o convencer que era um proposito.
Então uma batalha sangrenta ocorreu entre gregos e troianos, e Odisseu com suas habilidades militares criou um cavalo gigante arquitetado em madeira para presentear os inimigos, mas o gigante de madeira era uma armadilha que destruiu troia. Odisseu muito confidente de seu potencial vai ate à costa e desafia os deuses dizendo, “viram deuses do mar e do céu, eu conquistei Tróia, eu o Odisseu um homem mortal de carne, osso, pele e ideias, não preciso de vocês, posso fazer tudo”. Odisseu não aceitou o fato de terem que lutar por 10 anos para que a guerra acabasse. E mais uma vez Odisseu duvida da divindade dos deuses e Poseidon o castiga com uma peregrinação pelos mares para sempre. Mas ele estava convicto que ninguém o impediria de chegar ao seu reino, pois ele tinha um objetivo que era rever sua família.
O fato de ter recebido o castigo foi porque Odisseu se colocou no lugar dos deuses, depositando todo o poder sobre si e dispensando a assistência deles. Os deuses não tem intuito de matar o homem, mas agem com táticas em forma de castigo para que o homem se coloque no lugar de homem, para que possa compreender e buscar sabedoria.
Odisseu iniciou a sua peregrinação logo depois