A OBRA DO ESPIRITO SANTO NO MINISTÉRIO DE JESUS
I – A OBRA DO ESPIRITO SANTO NA PESSOA DE CRISTO
O Credo Apostólico apresenta a concepção de Jesus sendo uma obra do Espirito Santo. “Creio em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espirito Santo”. É um ato miraculoso, divino, um mistério de Deus que aponta para o Espirito Santo como sendo ele, o responsável pela gravidez de Maria.
1.1 A obra do Espirito no nascimento de Jesus
A chegada do Messias era aguardada por todos aqueles que tinham entendimento do AT. Muitos dos profetas já haviam anunciado a vinda do Messias ao mundo. Dentre os profetas, Isaías é enfático ao falar da concepção sobrenatural do Messias. “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel” Is. 7:14.
Essa promessa é inaugurada no N.T, Mateus, explica esse acontecimento: “Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” Mt. 1.18. Na expressão “sem que antes tivesse coabitado” é apresentado o grande ato miraculoso de Deus através do Espirito Santo. Maria não poderia ser mãe utilizando-se de uma gravidez comum, isto é, da relação entre um homem e uma mulher. Pois tanto o texto de Isaías, quanto o de Mateus acima citados, não deixa qualquer dúvida da situação de Maria que se encontrava virgem. O Dr. Heber Campos assim expressa:
Logo, nosso redentor foi concebido e nasceu realmente de uma mulher jovem, que era virgem. Mateus não estava errado em traduzir almah (hebraico) por parthenos (grego para “virgem”). “A palavra almah é um termo mais restritivo que se refere a ‘uma jovem mulher de virgindade biológica’.” (CAMPOS, 2004, P. 418).
O que estava acontecendo naqueles dias era algo sobrenatural. Era uma intervenção do Espírito Santo para trazer ao mundo o filho de Deus. Ao registrar este acontecimento, o médico Lucas e também