A não aceitação de jesus no 1º século
Embora Jesus tivesse credenciais de sobra para provar que ele era o Messias, a vasta maioria dos judeus no primeiro século não o aceitou como tal. Por quê? Porque eles tinham ideias preconcebidas sobre o Messias, incluindo a de que ele seria um Messias político que os libertaria da opressão romana. Assim, eles não podiam aceitar o Messias que cumpriu as profecias de que ele seria desprezado e evitado pelos homens, marcado para sofrer dores e doenças e que por fim seria morto. (ler Isa. 53:3, 5)
Outras razão pela qual as pessoas rejeitaram Jesus como prometido Messias, foram os seus ensinos, que muitos acharam difícil de aceitar.
Porque: entrar no Reino exigiria ‘repudiar a si mesmo’, ‘comer’ a carne e o sangue de Jesus, ‘nascer de novo’ e ‘não fazer parte do mundo’. Os orgulhosos, os ricos e os hipócritas encaravam esses requisitos como difíceis demais.
Contudo, judeus humildes aceitaram o fato de Jesus ser o Messias. Jesus se contrastava nitidamente com os falsos Messias. Será que não basta? Imagine-se tentando obter uma carta de motorista ou um cartão de crédito… e ser informado de que três documentos de identificação não bastam — teria que apresentar centenas deles. Quão irracional isso seria!?
Certamente! Pois, Jesus é amplamente identificado na Bíblia. Porque, então, muitos negaram toda essa evidência de que ele era o Messias?
Porque a evidência, por mais importante que seja não garante a fé. Infelizmente, muitas pessoas crêem naquilo que desejam crer, mesmo que seja contrário à evidência. No caso do Messias, a maioria dos judeus tinha conceitos bem definidos sobre o que queriam e o que esperavam dele não dando suficiente atenção às profecias. Hoje em dia as pessoas fazem o mesmo. Cabe a Nós proclamadores das boas novas, dar enfase à Palavra de Deus para que as pessoas humildes a aceitem. Pois, agora. Vivemos no tempo em que cristo começou a governar como Rei