A noção de desenvolvimento em Vygotsky e Piaget
A NOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO EM VYGOTSKY E PIAGET
Trabalho Final da disciplina Educação, Cultura e Conteúdos: uma abordagem ontológica, ministrada pela Profº Dr. José Luís de Almeida.
Aluna : Ligiane Raimundo Gomes
Orientadora: Profª Drª Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
Eixo Temático: Trabalho Educativo
Linha de pesquisa: Contribuições psicológicas ao trabalho educativo
Julho de 2005
A noção de desenvolvimento em Vygotsky e Piaget
Introdução
Até por volta do século XVII, crianças e adultos eram percebidos e tratados de modo semelhante e a noção de desenvolvimento estava ligada às idades da vida com funções sociais (MOREIRA LEITE, 1972). O desenvolvimento não se concentrava nas idéias de etapas biológicas e sim, na divisão segundo o número de planetas ou estações do ano.
A partir do século XVII, a criança começou a ser considerada como diferente do adulto e no que se refere ao desenvolvimento, considerou-se a divisão em etapas em função da idade cronológica (MOREIRA LEITE, 1972). Assim, iniciaram-se os estudos do desenvolvimento infantil que eram realizados mediante observações assistemáticas e, com o passar do tempo, as observações tornaram-se sistemáticas e houve a introdução de procedimentos objetivos nesses estudos (DELVAL, 1994; PÉREZ PEREIRA, 1995).
Ao longo do tempo os estudos sobre o desenvolvimento trouxeram significativas contribuições para o desenvolvimento humano e mediante as etapas da evolução desses estudos, percebemos a mudança nos procedimentos dos trabalhos, a fim de realizar um estudo mais amplo sobre o tema.
Assim, é interessante e importante relembrar as etapas da evolução dos estudos sobre o desenvolvimento antes de iniciarmos a nossa explanação sobre a noção de desenvolvimento para Vygotsky e Piaget.
As etapas da evolução dos estudos sobre o desenvolvimento
Da Antiguidade até o final do século XVII é considerada a 1ª etapa dos estudos sobre o