A nova república
A fim de calcularmos a potência elétrica dissipada em um resistor podemos aplicar diferentes equações, além da equação que nos fornece a potência nos dispositivos elétricos (P=i.U). Para descobrirmos quais são essas equações, vamos considerar um resistor de resistência elétrica R ligado a uma fonte de tensão U e percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i, como mostra a figura acima.
De acordo com a 1a Lei de Ohm, temos que U = R.i. Substituindo essa equação na equação da potência de um dispositivo elétrico (P = U.i), obtemos:
P=U.iP=(R.i).iP=R.i2
Isolando i na equação da 1a Lei de Ohm:
P=U.i
Portanto, para calcular a potência elétrica num resistor, podemos aplicar: U2
P= I.U P= R.I2 P=____ R
Onde:
P – é a potência, que é dada em watt (W)i – é a corrente elétrica, que é dada em ampère (A)U – é a tensão, que é dada em volt (V)R – é a resistência, que é dada em ohm (Ω)
O quilowatt-hora, por exemplo, é uma unidade de energia bastante utilizada pelas companhias de energia elétrica para medir o consumo de energia. Se observarmos as contas de energias de nossas casas veremos que pagamos pela quantidade de kWh que consumimos em um mês. Um kWh corresponde à energia consumida por um aparelho de potência de 1kWh (1000 W), ligado durante uma hora. Sua relação com o joule é dada por:
1kWh=1kW .1h= 103 W . 3600 s1kWh=3,6 .106 J