A nova reprodução da informalidade e da precariedade nas relações de trabalho dos camelôs de tecnologia no município de campina grande – paraíba
SÍNTESE
A pesquisa constitui numa iniciativa de compreender as novas configurações da informalidade e da precariedade nas relações de trabalho na Paraíba no contexto das mudanças no mundo do trabalho. O objetivo central é analisar que tipos de relações de trabalho e formas de sociabilidade estão na base de constituição desse segmento de trabalhadores face a tendência da flexibilização e precarização.
Ciências Sociais Aplicadas/Economia/Economia
Fábio Garcia Guimarães
Kelly Gomes Costa
Lidiane Rodrigues dos Santos
Steffany Pereira de Sousa
Depto. de Administração e Economia, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
Jucelino Pereira Luna
Prof. Dr. /Orientador – Depto. de Administração e Economia – UEPB
INTRODUÇÃO
A problemática do trabalho informal e precário é constitutiva do padrão de relações de trabalho que se estabeleceu com a industrialização do país, ao mesmo tempo em que vem ganhando novas conformações, a partir de mudanças pelas quais vem passando o mundo do trabalho, em termos globais e locais.
Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo central analisar que tipos de relações de trabalho e formas de sociabilidade estão na base de constituição desse segmento de trabalhadores, frente aos novos padrões de relações de trabalho que se estabelecem com a globalização. As transformações sócio-econômicas das últimas décadas, associadas ao processo de globalização, vêm impondo importantes mudanças às relações de trabalho, às estratégias e formas de organização dos trabalhadores.
Evidencia-se a pertinência desta investigação por envolver uma temática que incorpora um conjunto de reflexões que analisam, numa perspectiva crítica, o atual quadro de expansão da informalidade no contexto global, nacional, regional e local. Ainda, podemos visualizar que essa pesquisa assume relevância pela