A nova realidade do varejo
Módulo: Modulo 1
Atividade: Atividade Individual
Título: A nova realidade do varejo
Aluno:
Disciplina: Marketing de Varejo
Turma:L04
Introdução
No ambiente econômico extremamente competitivo e em constante mutação as empresas buscam aumentar a eficiência operacional e se colocar cada vez mais próximas do consumidor. No setor varejista não é diferente. O varejo, um dos maiores setores na economia mundial, tem sido inovador na agilidade no atendimento ao consumidor e nas inovações em tecnologia. O e-commerce ou varejo virtual tem se demostrado extremamente eficiente nesta nova relação entre o varejista e consumidor final.
Ameaças do e-commerce ao varejo tradicional
A influencia deste novo comercio em empresas de diversos ramos é uma realidade. Organizações essencialmente tradicionais pela forma de gestão, como também na maneira de fazer negócios, passam por processos de mudanças para se manterem na nova realidade econômica.
Os Shoppings Centers como centro de comércios tradicionais devem entender esta nova realidade do varejo e se reinventar focando em pesquisas (baseadas em “cases” de sucesso), planejamento e reestruturação metódica do mix de lojistas para ajustar os produtos, serviços e usos de entretenimento e distribuição proporcional “linkados” ao publico alvo, uma forte reestruturação de custos refinando shoppings antigos visando maximizar a produtividade, a lucratividade e reduzindo os riscos dos novos empreendimentos.
Os Shoppings deverão monitorar esta nova forma de comercio e principalmente investir para tornar o evento de “compra” diferenciado, agradável e único com a máxima otimização de custo potencializando o lucro.
Vantagens e desvantagens do varejo virtual para os varejistas que acoplaram esse tipo de varejo a seus serviços
Com esta nova forma de “comprar” o cliente final tem uma enorme facilidade para realizar pesquisas comparando preços e comprando em diversos sites (lojas)