A nova postura dos internautas frente aos crimes virtuais
A NOVA POSTURA DOS INTERNAUTAS FRENTE AOS CRIMES VIRTUAIS
FADIPA
2011
CLAUDIA TRINDADE DA SILVA COSTA
A NOVA POSTURA DOS INTERNAUTAS FRENTE AOS CRIMES VIRTUAIS
Artigo apresentado ao curso de Direito da FADIPA – Faculdade de Direito de Ipatinga, com o objetivo de
FADIPA
2011
A nova postura dos internautas, frente aos crimes virtuais
Claudia Trindade da Silva Costa[1]
Resumo
O presente artigo, baseado em pesquisa, tem como objetivo buscar a conscientização dos usuários de internet, no tocante aos crimes cometidos na Grande Rede. Mostra a incidência e a modernização de tais crimes, como consequência do crescente avanço tecnológico. Preconiza ainda a mudança de postura dos usuários, com vistas à prevenção, por esta ser medida mais eficaz contra os mencionados crimes.
Palavras chave: Prevenção. Internet. Crimes.Tecnologia.
Notas Introdutórias
Com a evolução da sociedade e da tecnologia, também o crime evolui de forma muito rápida[i]. Tal evolução se dá de forma tão rápida, que o Direito não consegue acompanhar. Com efeito, crimes antigos se aperfeiçoaram, sendo praticados de maneiras diferentes, e por qualquer pessoa. E como o legislador não consegue acompanhar todas essas mudanças em tempo real, a proteção ao usuário fica comprometida. Apesar de haver meios repressivos, a melhor forma de se proteger desses ataques ainda é a adoção de uma postura preventiva[ii].
1 Meios Repressivos
Existe, no ambiente virtual, muitas barreiras que dificultam a repressão ás condutas consideradas criminosas, pois o legislador não consegue acompanhar os avanços tecnológicos, fazendo com que o Estado careça de uma estrutura de repressão mais eficaz.
Assim, o principal meio de repressão aos ataques no