A nova organização
A economia tem passado por mudanças, e o mesmo tem acontecido com as organizações, que estão se tornando mais flexíveis e suscetíveis a seus ambientes.
Trabalho Flexível e Temporário
Muitas das grandes empresas estão convertendo cargos permanentes em temporários, assim, economizam dinheiro e aumentam sua flexibilidade. A administração de empresas está seguindo este rumo no mundo inteiro, pois em um mundo de rápidas transformações, funcionários permanentes em grande contingente restringem as opções gerenciais e aumenta os custos para empresas que sofrem os altos e baixos dos ciclos de mercado.
Diversidade de mão-de-obra
À medida que as organizações ficam mais heterogêneas, a administração tem adaptado sua pratica de recursos humanos para refletir essas mudanças. Atualmente, muitas organizações possuem programas de diversidade da mão-de-obra. Tendem a concentrar-se no treinamento dos funcionários e na alteração dos programas de benefícios para torná-los mais “favoráveis à família”(meios para equilibrar o trabalho e vida pessoal).
Gestão da Qualidade Total
Também conhecido por TQM (total quality management), popularizou-se nos anos de 1980, mas suas raizes remontam a 30 anos antes disso. Trata-se de uma filosofia de administração motivada pela constante consecução da satisfação do cliente mediante a aprimoramento continuo de todas os processos organizacionais. Embora o TQM tenha sido criticado por prometer muito e realizar pouco, seus feitos, no geral, são impressionantes.