A Nova Ordem Mundial
A formação dos blocos econômicos e a globalização do mundo
Introdução
Nova ordem mundial
É um conceito político e econômico referente ao contexto histórico do mundo pós-Guerra Fria (após a queda do muro de Berlim (1989)).
A Nova Ordem Mundial busca garantir o desenvolvimento do capitalismo e estrutura-se a partir de uma hierarquização de países, de acordo com seu nível de desenvolvimento e de especialização econômica.
● Distribuição do poder internacional
Em termos militares, a bipolaridade foi substituída pela chamada pax imperial americana, que significa que ninguém era capaz de se contrapor ao poderio militar americano. Os Estados Unidos exercem de forma intensa seu poderio militar em países onde há interesses econômicos ou geopolíticos.
Em termos econômicos e tecnológicos temos a multipolaridade, com pelo menos três grandes blocos:
●
●
●
O primeiro, organizado em torno dos EUA;
O segundo, em torno da Europa (União Européia);
O terceiro, o bloco asiático, onde se destacam o Japão, a China, a Índia e até mesmo a Rússia.
● Urbanização mundial
A intensa urbanização mundial é um fenômeno típico de países não-desenvolvidos e resultante de sua industrialização e modernização recente. No ano 2000, a ONU divulgou que a população urbana mundial superou a população rural.
A urbanização é acelerada e irreversível em especial nos países em desenvolvimento. É geralmente caótica, o que agrava os problemas ambientais e concentra a pobreza, potencializando seus aspectos negativos.
● Nova divisão do trabalho
● Transnacionais sediadas nos países centrais transferem suas bases de produção para os países emergentes, como Argentina, Brasil, Índia, México e os
Tigres Asiáticos (Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e Singapura);
● Esses países, outrora considerados de terceiro mundo, aumentam o volume de suas exportações de produtos de baixo e médio valor agregado;
● Não separa apenas países exportadores de