A Nova Ordem Mundial: Da Bipolaridade À Multipolaridade
1922: Para enfrentar a situação de penúria, o governo de bolchevique, liderado por Lenin, procurou ativar a economia, adotando medidas capitalistas ao lado das socialistas. Essa “Nova Política Econômica” – foi conhecida como NEP. Em dezembro deste mesmo ano, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Formou-se um governo composto de representantes das várias repúblicas, sendo a Rússia a principal delas.
1939: Foi o início da segunda guerra mundial, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Atingindo a maioria das nações.
1944: Os alemães foram pegos de surpresa pelos Aliados e o avanço anglo-americano foi irresistível: em agosto desse ano eles libertaram Paris das mãos dos nazistas. A seguir, marcharam em direção a Berlim, que passou a ser bombardeada por anglo-americanos, de um lado, e soviéticos, de outro. Combatendo em várias frentes, o Terceiro Reich estava com os dias contados. Hitler exigiu então que todos os alemães entrassem na luta: idosos, mulheres e crianças