A nova logica das organizações
A velocidade da mudança do mundo globalizado está conduzindo a um sentido de emergência à adaptabilidade das organizações, para que sobrevivam no novo ambiente de negócios. Desde que o enfoque sistêmico substituiu os princípios universais clássicos e cartesianos, está havendo uma nova abordagem e uma nova visão do futuro. Estão surgindo novas tendências organizacionais no mundo moderno.
Tendências Organizacionais
• Cadeias de comando mais curtas. Atualmente a tendência de enxugar níveis hierárquicos na busca de níveis não hierárquica está se tornando cada vez mais constante nas organizações, com compressão ou eliminação da hierarquia pode-se proporcionar estruturas de trabalho mais horizontais e achatadas, que em termos de fluidez e flexibilidade contem enorme vantagem.
• Menos unidade de comando. Atualmente a utilização de equipes funcionais, forças tarefas e estruturas horizontais se mostram mais constantes no mercado, pois o já conhecido principio de reportar-se apenas um único superior já foi questionado, hoje o relacionamento com o cliente está substituindo o principio de subordinação ao chefe.
• Amplitudes de controle mais amplas. É passado às pessoas uma maior autonomia, reduzindo a supervisão direta, com isso a delegação de responsabilidade é mais fácil de ser atribuída.
• Mais participação e Empowerment (Delegação de autoridade). É o ato de conceder mais responsabilidade e decisões aos colaboradores para que eles tomem todas as decisões que afetam seu trabalho diretamente, passando assim a trabalhar mais livremente e com menos supervisão direta.
• Staff como consultor e não como executor. Atualmente tem-se como tendência transforma o staff que prestava serviços técnicos-especializados, em consultor interno, servindo de orientador da linha para que ela realize o trabalho requerido, deixando de ser