A nova LDB lei das diretrizes da educação
A lei de diretrizes e bases da educação define e regularza o sistema de educação brasileira com base nos principios presentes na constituição. Foi citada pela primeira vez na constituição de 1934, é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Como o nome próprio diz, dita as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional. Segundo o ex-ministro. A primeira LDB, foi criada em 1961, seguinda por uma versão em 1971, que revigorou até a promulação da mais recente em 1995.
ALDB possui 92 artigos, organizados da seguinte maneira: titulo I -Da educação tituloII-Dos principais enfins da educação e do nacional tituloIII-Do direito á educação e do dever da educar titulo IV-Da organização da educação nacional titulo V-Dos niveis e das modalidades de educação e ensino capitulo I-Da composição dos niveis escolares .
A nova LDB Lei de Diretrizes e Bases - Lei Darcy Ribeiro no Diário oficial da União a 23/12/1996, secão I), depois de um parto indeterminado e em meio a algumas satisfações. Entre estas há também aquelas de estilo corporativista, voltadas a entupir a Lei com todas as possiveis defesas de classes e instituições, e que não levaremos em conta. Consegiu-se evitar issona nova LDB, por força da presença do Senador Darcy Ribeiro, possibilitando uma Lei com número de artigos abaixo dos 100(92 ao todo). Num país que tem muitas leis para não serem cumpridas, sobretudo na esfera da educação, falar pouco é garantia de aumentar as bobagens, além de fugir das prolixidades usuais nessa parte. Nesse sentido,ao lado de ranços que a lei preserva, há avanços incontetáveis,que vão-em grande parte-por conta da mão de senador Darcy Ribeiro, frequentemente mal interpretado como "interventor", por ter intercalado no processo decisório sua proposta oriunda do senado.
Sobre as insatisfações que a lei deixou ou manteve, diga-se ainda que toda lei importante sofre, no