A nova era da inovação
Disciplina: Formação do Preço de venda
Professor: Ari Roedel
Resumo Artigo:A Nova era da inovação
A velocidade crescente da “terceirização” de serviços de tecnologia da informação, aliada a uma rede de informações cada vez mais ampla e acessível, define uma nova dinâmica na relação entre cliente e empresa. Neste cenário, a criação de valores e o desenvolvimento de vantagens competitivas passam a depender de uma inovação contínua nos processos e sistemas de relacionamento com o consumidor. “A ordem do dia da agenda dos gestores é desenvolver este capital estratégico inédito – nova abordagem à inovação e à criação de valor”, determinam C.K. Prahalad e M.S. Krishnan, autores de A nova era da Inovação, lançamento da editora Campus-Elsevier.
O livro é fruto de um trabalho em conjunto sobre uma nova perspectiva para o papel da tecnologia da informação no desenvolvimento de estratégias. Esta parceria de longa data foi iniciada quando, ainda em seus trabalhos de consultoria e de pesquisa, os autores observaram novos padrões nos modelos de negócios, nos processos internos e nos sistemas gerenciais, tanto de empresas indianas especializadas, quanto de companhias globais muito maiores.
A obra determina dois novos pilares da inovação para o sustento de negócios no cenário atual. O primeiro diz respeito ao valor determinado pela co-criação de experiências de cada consumidor. “A mensagem deve ser clara: mesmo que a empresa esteja lidando com centenas de milhões de consumidores, cada gestor deve concentrar-se na experiência de um consumidor de cada vez”, definem os autores. Já o surgimento de cadeias de suprimento globais e a conseqüente tendência de acesso a recursos e talentos de varias fontes (locais e globais), em vez de apenas os da própria empresa e de suas subsidiárias, pode ser definido como o segundo pilar de inovação. Juntas, estas sustentações serão as chaves para a criação de valor e o crescimento contínuo de negócios de