A nova dimensão do planeta/A geografia
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
Disciplina: Geografia
Jonathan Lambert Silva
Juliana Pereira dos Santos
Leonardo Silva Ribeiro
Thaís Oliveira Fanta
Victor Hugo
Dia 12: A nova dimensão do planeta
5. O trabalho empírico é de vital importância à ciência já que é fundamentalmente baseada métodos de observação e analise de dados coletados, o que traduz de forma geral o que é o trabalho empírico em si.
A interrelação entre as duas geografias se dá no fato de que haverá um momento que a geografia clássica, que concentra-se nos aspectos puramente físicos tratando de fenômenos e leis naturais, passará a ser insuficiente para entender os processos que ocorrem na paisagem, é então que começa-se a pensar na própria relação que os seres humanos tem com o ambiente e o relevo, seja social ou politicamente.
Sim, esse processo de mundialização que virá junto à economia e lógica capitalista fará com que tudo seja visto como mercadoria, inclusive a cultura de um dado grupo social que passará a ser visto como matéria de consumo e não mais como particularidade de alguns.
A geografia rompe com as ditas geografias clássicas a partir do momento que se passa a pensar o espaço não mais unicamente de forma independente da interferência, mas justamente reconhecendo-se que as relações econômicas e politicas das comunidades humanas tem um forte impacto sobre a configuração do espaço.
Dentre as características sociais que se pode dizer que influenciam mais na formulação de conceitos universais pode-se pensar principalmente a economia e a política das comunidades humanas.
Dadas as mais diversas trajetórias sociais (que abarcam elementos sociológicos, políticos, econômicos, históricos) dos diferentes espaços, como podemos pensar uma geografia objetiva e universal em função do espaço global, sem deixar de considerar a heterogeneidade da realidade social?
A geografia como ciência vai partir de um pensamento lógico que