A Nova Bomba At mica
A Nova Bomba Atômica.
Cientistas chamam a atenção para a mais nova superarma de guerra: robôs atiradores e autônomos, munidos de inteligência artificial.
Um grupo de cientistas e pensadores se uniram para assinar uma carta aberta contra robôs de guerra inteligentes – e para que nunca os fabriquemos. O documentário diz que, ao contrário das armas nucleares os robôs não precisam de materiais caros e de difícil obtenção para serem produzidos. Além disso, podem cair nas mãos de terroristas e ditadores, e serem usados em limpezas étnicas. Para eles, produzir esses robôs seria um salto equivalente à descoberta da pólvora e a construção da bomba atômica. Ainda há o perigo de esses robôs serem hackeados. Se alguém fazer isso, terá controle sobre um exército inteiro. – diz o professor de inteligência artificial da USP.
OportunidadexAmeaça
A indústria bélica, armamentista ou militar é o comércio e a indústria global que fabrica e vende armas e munições, equipamentos e tecnologia militar, portanto, com a proibição dos robôs autônomos, o mercado passaria a vender e continuar a fabricar equipamentos para serem usados em guerras e afins, o que seria uma oportunidade para o segmento, pois estes não precisariam se alertar com a substituição que aconteceria pelas máquinas robotizadas em relação ao homem e seus utensílios de guerrilha.
Já o mercado de tecnologia artificial, mecatrônica iria sofrer ameaça e um grande impacto em não poder tirar suas ideias do papel para a construção e planejamento dos robôs para serem de fato utilizados. Perderiam bastante capital e possibilidade de produção e criação de algo que poderia alavancar os conhecimentos científicos.