A noiva cadáver
APRESENTAÇÃO
Ao assistir o filme ‘’A noiva cadáver’’ é possível perceber a existência de três classes sociais, nobreza, burguesia e proletariado. A obra retrata uma sociedade em transição, na qual a burguesia está em ascensão e a nobreza em declínio. Nos primeiros minutos do filme podemos perceber que apesar da transição das classes ainda existe a alienação do trabalhador (mecanização do homem), por exemplo, nas cenas em que o homem corta o peixe e varre a rua, realizando trabalhos repetitivos. Vimos também que diferente de outras sociedades, onde ser um nobre era ter título e riqueza, no filme os nobres estão com os cofres vazios e veem na burguesia uma chance de retomar o poder. Já a burguesia, classe que no filme está em ascensão, vê na nobreza a chance de ter um título, status de nobre, algo que na época para eles ainda era importante. Então para atingir esses objetivos é realizado um casamento entre as famílias, com o objetivo de unir nobreza e burguesia.
RELACIONANDO O FILME COM AS TEORIAS DE KARL MARX
No filme percebe-se um choque entre as classes dominantes e dominadas (dialética materialista), esse choque se dá como consequência das mudanças nas relações das forças produtivas, a qual Marx denomina infraestrutura. De acordo com sua teoria, a infraestrutura determina a superestrutura (pensamento, ideologia) e é por isso que o pensamento de uma população só muda quando o seu modo de produzir muda. Na obra percebemos que a superestrutura ainda não foi alterada, pois a infraestrutura tinha acabado de mudar, por isso que a burguesia ainda privilegia o título e a nobreza reluta em aceitar a burguesia como a classe dominante.
CONCLUSÃO
O filme ‘’A noiva cadáver’’, apesar de ser considerado infantil, aborda temas importantes sobre a mudança de uma sociedade. Ele serve como base para muitos estudos e para analisar as teorias de Marx. O filme retrata o choque entre as