A noite estrelada
Área de Integração
2012/2013
Isabel Esteves
o Nasceu em Zundert a 30 de março de
1853 e morreu em Auvers-sur-Oise, a
29 de julho de 1890. o A vida foi marcada por fracassos. o Na sua época falhou em todos os aspectos importantes, não constituiu família. o Aos 37 anos, devido a uma doença mental, cometendo suicídio. o A sua fama cresceu após a exibição das suas obras em Paris, em 1901.
o Movimento artístico que surgiu na pintura francesa do século XIX. o Derivado da obra Impressão, nascer do sol de Claude Monet.
o Despreocupação com os preceitos do Realismo. o Interesse em temáticas nobres e retrato da realidade e em revelar as características expressivas do mundo.
o A luz e o movimento torna-se o principal elemento da pintura. o As telas eram pintadas ao ar livre para capturar melhor as cores da natureza. o o o o Região de Provence (França)
Pintada de memória
Prevalecem fortes cores primárias, tais como o amarelo.
A tela é dividida horizontalmente pela linha do horizonte e verticalmente pelo cipreste. o As pequenas casas, contrastam com o cipreste em primeiro plano.
o As pinceladas são curvilíneas, e integram-se rítmicamente sobre a superfície da pintura. Céu e cidade integram-se num movimento turbilhante de luz. o As linhas estão carregadas de emoção e de sentido.
o Os traços são curtos, alguns parecem pequenas vírgulas, outros são curvas. o Existe espaços entre as cores e existe ritmo. Torna-se cada vez mais densa e para. o As pinceladas são equivalente a obstáculos físicos e psicológicos que dá todo esse um dramático e emocional à tela.
o O azul é a cor predominante. o A cor azul pretendia transmite a sensação de solidão profunda, introspecção, de alguém que está mergulhado em si. o O escuro azul age como um forte sedativo sobre a mente, permitindo-nos ligar à nossa parte intuitiva.
o O Amarelo está relacionado com luz, angústia, esperança