A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO À NASDAQ
1 INTRODUÇÃO
Marcio Kumruian criou, em uma década, uma das maiores varejistas online do país, a Netshoes. A empresa, que fatura 1,2 bilhão de reais, prepara-se para abrir o capital nos Estados Unidos. É o começo da fase mais desafiadora de sua história.
É mesmo um feito para comemorar. Apenas 0,02% das empresas brasileiras estão no clube do bilhão. Mas o que realmente impressiona, no caso da Netshoes, não é a marca em si, e sim como a companhia chegou lá. Fundada em 2000 como uma sapataria de rua no centro de São Paulo, a Netshoes se transformou, na última década, numa das empresas que mais crescem no país. Na média, dobrou de tamanho a cada 12 meses
Tudo isso é um ensaio para o mais ambicioso plano de Kumruian e seus sócios: a abertura de capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia americana. Em fevereiro deste ano, a Netshoes contratou os bancos de investimento Morgan Stanley, Merrill Lynch, Itaú-BBA e Bradesco para coordenar a emissão de ações, ainda sem data para acontecer. Caso o plano dê certo, a Netshoes será a primeira empresa brasileira a listar suas ações na Nasdaq, onde estão as maiores companhias de tecnologia do mundo, entre elas Google, Apple e Amazon. De acordo com os cálculos iniciais, os acionistas esperam que a empresa valha cerca de 2 bilhões de reais no dia de seu IPO.
questao 1 A função de gerência de produto, muito em voga há alguns anos atrás, passou por uma época de descrédito, chegando muitos autores a prever sua extinção. Antigamente, a função era limitada, confinando-se muitas vezes à produção e com muito pouca ingerência nas vendas. Isto fez com que advogasse sua extinção, pois muitas de suas atribuições eram supridas por outras áreas.
Mais modernamente, entretanto, com a necessidade de ênfase total no marketing dentro da