A necessidade de estreitar laços entre família e escola
Cristiane Rodrigues de Campos
Resumo:
O presente artigo destina-se a uma avaliação da postura dos pais, que estão cada vez mais desatentos com relação a educação de seus filhos e, consequentemente, sobrecarregando os professores. Aborda também a necessidade de se estreitar laços entre escola e família com intuito de, ambas as partes conhecerem os seus propósitos, juntas contribuírem no desenvolvimento dos filhos/alunos e, consequentemente acabar com o fracasso escolar devido a falta de apoio escolar e familiar.
PALAVRAS-CHAVE: educação infantil, pais ausentes, professores sobrecarregados, fracasso escolar.
Abstract:
The present article is destined to an evaluation of the parent´s posture, that they are more and more inattentive with relationship the children's education and, consequently, overloading the teachers. It also approaches the need to narrow liaisons between school and family with intention of, both parts know its purposes, committees contribute in the development of the children/students and, consequently to end with the school failure due to lack of school and family support.
KEY-WORD: infantile education, absent parents, overloaded teachers, fail school.
Mais de 10 anos após a aprovação de leis nacionais que evidenciam a importância da participação das famílias nas escolas, a maioria dos pais de alunos continuam distante do processo de educação formal. O problema é mais grave na rede pública, onde a presença dos pais é limitada, em muitos casos, às datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, festas juninas e outras. Em algumas escolas, há dificuldade de mobilizar os pais até mesmo quando eles são convocados para reuniões escolares. Os pais estão deixando as suas funções no tange a educação dos filhos a desejar, e isso faz com que as crianças se sintam deprimidas, desmotivadas e rebeldes. O professor por sua vez, além de ter que preocupar