A Natureza Do Espa O
O lugar é o intermédio entre o mundo e o indivíduo. Já para Milton, o lugar possui uma definição variável, pois está relacionado com a identidade do indivíduo e com a escala que pretendemos trabalhar. O seu conceito é um campo onde atuam forças multicomplexas, graças a individualização e especialização dos elementos do próprio espaço, gerando aprofundamento da relação desses elementos com o sistema-mundo.
Sendo que cada lugar é, tem a sua maneira, o mundo, esse imenso mundo torna-se diferente dos demais lugares. Pois, cada lugar apresenta suas características e singularidades, que permitem que esteja inserido no sistema-mundo, e se relacione com ele de forma diferente dos demais lugares.
Assim, é preciso encontrar novos significados do lugar no mundo atual, considerando o cotidiano, que para o autor é um conjunto de técnicas, ações, tempo e objeto.
Atividade Racional, Atividade Simbólica e espaço
A partir desse tópico, Santos destaca o conceito de tipologia da ação social (Weber), onde se pode distinguir uma atividade racional visando a um fim prático e uma atividade comunicacional, mediada por símbolos. Destacando assim uma situação que não pode ser aprendida se deixarmos de considerar as relações intersubjetivas que a caracterizam. Tornando entanto a partir do conceito de Rodrigues (1994), Milton faz uma distinção entre informação e comunicação.
“Podemos nos comunicar com o mundo que nos rodeia, com os outros, e até mesmo conosco, sem procedermos à transmissão de quaisquer informações, tal como podemos transmitir informações sem criarmos ou alimentarmos quaisquer laços sociais.” (...) Já que na experiência comunicacional, intervêm processos de interlocução e de interação que criam, alimentam e restabelecem os laços sociais e a sociabilidade entre os indivíduos e grupos sociais que vivem os mesmos quadros