A música na escola
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título
A música na escola: um privilégio dos especialistas? – Concepções dos professores sobre as capacidades musicais no ambiente escolar e a representação gráfica do som de crianças de 3 a 6 anos de idade.
Autor: Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão Orientadora: Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
UNICAMP 2006
i
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título A música na escola: um privilégio dos especialistas? – Concepções dos professores sobre as capacidades musicais no ambiente escolar e a representação gráfica do som de crianças de 3 a 6 anos de idade.
Autor: Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão Orientadora: Profa. Dra. Orly Zucatto Mantovani de Assis
Este exemplar corresponde à redação final da Dissertação defendida por Ana Maria Paes Leme Carrijo Abrahão e aprovada pela Comissão Julgadora. Data:
Assinatura:............................................................................................
COMISSÃO JULGADORA: ___________________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________
iii
RESUMO
A presente pesquisa pretende discutir a importância das atividades musicais para o trabalho com crianças no cotidiano da escola. Apresenta uma avaliação qualitativa intitulada rede semântica natural proposta por Figueroa, González e Solís (1981) sobre a concepção dos professores de educação infantil e ensino fundamental 1º e 2º ciclos de talento musical e a importância da música no ambiente escolar. Os resultados confirmam o julgamento, muito freqüente, do privilégio de poucos “dotados” de talento nato para o fazer musical e revela um reconhecimento das contribuições da música para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor das crianças, embora as concepções dos