A Mão Invisivel da economia
Na prática o que acontece?
Imagina o mercado de táxis. O que aconteceria se o preço deixasse de ser imposto e todo o mundo que quisesse e tivesse meios para isso pudesse ter um táxi?
À primeira vista pode-se pensar que se o dono do táxi pudesse cobrar o que quisesse o preço iria disparar. Mas na prática isso não aconteceria porque se ele aumentasse muito o preço não ganharia nada porque as pessoas iriam usar o táxi do concorrente. No caso de um produto que tem poucos fornecedores e que fosse essencial, esses poderiam combinar um preço, mas quando há muitos fornecedores isso não é possível.
Por outro lado se quem cobrar menos tem maior freguesia existe um incentivo para os taxistas baixarem o preço. Porém, se baixarem muito o preço não conseguem ganhar nem para pagarem o combustível.
Desse modo há duas forças que atuam uma contra a outra e o resultado será que praticamente todos os taxistas cobrem mais ou menos o mesmo preço (o preço do mercado), que não haja um número excessivo de pessoas querendo ser taxistas ( nem todos estarão disponíveis a ganhar só o preço do mercado),quais as pessoas certas para serem taxistas (pessoas para as quais o preço de mercado compense o tempo que gastam conduzindo táxis e que poderiam empregar noutra tarefa) e quem usa os táxis (pessoas que estiverem disponíveis a pagar o preço do mercado). Esse preço é o preço justo porque nem o taxista é obrigado a aceitar transportar uma pessoa por esse preço nem o cliente é obrigado a pagar.
Na verdade, muitas vezes é preciso impor uma taxa sobre o preço (quando há terceiros que não participam no negócio e que são