A musica que entra em mim
Francieli Cristina de Mello
francielimello@bol.com.br
Orientadores
Cilene Gums
cilenegums@yahoo.com.br
Aldo Gunzi aldogunzé@yahoo.com.br RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo, apresentar as preferências musicais como ponto de partida para a ampliação do conhecimento musical em sala de aula. Resumidamente foi realizado um estudo sobre as escolhas que os alunos fazem em relação a música. Através da metodologia aplicada, constatou-se a importância do “ouvir” para uma apreciação musical de qualidade na escola. Pensa-se que esta abordagem contribuirá para a conscientização da Educação Musical como uma área de conhecimento específico no desenvolvimento humano.
ABSTRACT: The present work has by objective to show the musical preferences as a starting point to expand the musicla knowledge in the classroom. In summary, a work was realized about the choices that the students make in relation to music. Through the metodology applied, it was found the importance of “listening” for quality musical appreciation. It is believed that this approach will contribute to bring awareness of the musical education as an area of specific knowledge in human development.
PALAVRAS CHAVES: música; apreciação; preferências; cotidiano.
KEYWORDS: music; appreciation; preferences; daylyrotine.
1. INTRODUÇÃO “A música que mais me interessa, por exemplo, é aquela que me propõe novas maneiras de sentir e pensar” (MORAES, 1993 – pág 8). Em um mundo formado por múltiplas formas de sons, percebe-se uma outra linguagem: Os diferentes timbres e tons formam notas que embalam nossa vida do “ventre” ao “túmulo”. Nesta grande orquestra natural observasse que tudo pode ser música, enfim o mundo é musical. Segundo Moraes (1993) a música é a invenção de linguagens, formas de ver, representar, transfigurar e transformar o mundo. Um “quase nada” que para alguns pode significar