A musica folcórica
A música folclórica é a música que nasce do povo, feita para o povo e aceita naturalmente também por este. A população se identifica com a música folclórica por um laço emocional que existe entre elas, pois esta está ligada diretamente com suas raízes e conseqüentemente com seus sentimentos.
“A música folclórica é conservada no escrínio da alma do povo. Foi aceita por este porque se afinou espontaneamente com o seu sentir, pensar, agir e reagir. Nasceu do povo e é para o povo e este a utiliza porque ela tem uma destinação certa.” Antologia do Folclore Brasileiro
Ela não tem um autor conhecido, pois mesmo se tiver, este mesmo autor acaba desaparecendo no conceito de que a coletividade dá a sua criação.
“(...) Isso porque tal música foi justamente dirigida à coletividade com uma finalidade, com uma função. Já não interessa a autoria por que a oralidade se encarregou de difundi-la, criou-se uma aceitação coletiva.” Antologia do Folclore Brasileiro
A música folclórica pode ser facilmente observada nos jogos infantis, nos cantos dos rituais religiosos, nos ritos de morte, nas danças, nas rodas e etc.
Esta música se origina de processos técnicos simples, longe de qualquer conceito de teorização. Ela é transmitida por meios práticos e orais, ela nasce e vive essencialmente ligada a atividades e interesses do povo. E ao mesmo tempo em que possui a capacidade de variar-se entre regiões, consegue manter uma e estrutura e caráter próprios.
Segundo Oneyda Alvarenga, a maior autoridade brasileira em música folclórica, a música folclórica é a música que sendo usada anônima e coletivamente, provém de criação também anônima e coletiva delas mesmas, ou da adoção de obras populares ou cultuas que perderam o uso fundamental nos meios onde surgiram.
Gênero
O gênero da música folclórica brasileira é vocal e instrumental.
A música vocal está sempre ligada à poesia, que trata dos mais variados assuntos. Em geral a melodia