A musculação na melhor idade (modelo de pre projeto
INTRODUÇÃO: TEMA EM ESTUDO A cada dia ouvimos falar cada vez mais a respeito de envelhecimento com mais saúde. O ser humano possui algumas etapas de sua vida que podem ser divididas em infância, adolescência, fase adulto por último, não menos importante a velhice. Essa última poderá ser vivida com mais dignidade se o indivíduo utilizar algumas estratégias que permitam a melhoria de sua autonomia motora, melhores condições de executar suas atividades diárias e consequentemente mais qualidades de vida. Segundo Colombo (2005 p.127), afirma que:
“No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação”.
Este envelhecimento se dará naturalmente, por ser um processo orgânico, dinâmico, progressivo e irreversível, que se instala em cada pessoa, desde o seu nascimento acompanhando-o até a morte. Shephard (2003) e Farrinatti (2008) corroboram com o pensamento de que o envelhecimento é um processo natural e que ocorre uma série de alterações no organismo ao longo da vida, provocando mudanças nas funções e estrutura do corpo tornando mais suscetível a uma série de fatores prejudiciais, que podem ser internos e externos. Neste sentido, percebe-se que nas etapas divididas da vida do ser humano, a velhice é que mais apresenta essas modificações em sua estrutura corporal, provocando manifestações de incapacidade funcional. Sendo assim, atualmente muitos estudos estão sendo dirigidos para a melhoria da qualidade de vida da população idosa, como: práticas de atividades físicas, danças, artesanatos, grupos de convivências entre outros. Nos exercícios físicos, a musculação na terceira idade, é uma modalidade que vem sendo mito discutido nas academias, por trazer melhores possibilidades