A multideterminaçao do humano: uma visão em psicologia
Homem natural – ideia de que o homem possui uma essência que o faz nascer bom, mas a sociedade o corrompe.Homem isolado – ideia de que o homem possui um instinto gregário que, sem ele, o homem não conseguiria relacionar-se com seus semelhantes e, seria impossível a formação da sociedade.
Homemabstrato – ideia de que o ser está isolado das situações históricas e presentes que transcorre sua vida.
2. Explique a concepção apresentada do homem como ser sócio-histórico.
O homem é um sersócio-histórico na medida em que as suas aptidões, o seu saber-fazer, não são transmitidos por hereditariedade biológica, e sim adquiridos no decorrer da vida, por um processo de apropriação da culturacriado pelas gerações precedentes.
3. Por que H. Piéron diz que a criança ao nascer não passa de um candidato à humanidade?
Significa dizer que o ser humano não nasce homem, mas aprende a serhomem, e isso ocorre na relação com outros homens, apropriando-se da cultura através de outros indivíduos que o guiam nesse mundo, reproduzindo as propriedades e aptidões históricas formadas pelaespécie humana.
4. O que caracteriza o humano? Fale um pouco de cada aspecto.
O trabalho e o uso de instrumentos – Diferentemente dos animais: 1. O homem planeja em sua cabeça o seu trabalho, assimele produz algo que já existia na sua mente, para isto o trabalho humano está subordinado á vontade e ao pensamento conceitual; 2. O homem constrói uma representação conceitual na sua mente sobre oinstrumento, para que este se transforme em um primeiro dado de consciência e seja considerado um instrumento de trabalho.
Sua capacidade de criar e utilizar a linguagem – O fato é que o instrumento detrabalho induz o aparecimento da consciência (isso ocorre de forma concomitante) e cria as condições para o surgimento da