A mulher tem desempenhado um papel importante na sociedade contempor nea
Um dos problemas constantes é o assédio moral, sexual e a discriminação no ambiente de trabalho. "É extremamente comum. Há casos de exploração, em que algumas acabam ficando 12, 14 horas por dia nos estabelecimentos".
Uma a cada cinco mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sendo essas física, psicologicas ou assédio sexual. A maioria das vítimas de agressões na família são mulheres e quase sempre o homem é o agressor, muito freqüentemente o marido. É preciso um novo olhar para se poder perceber que a “desigualdade” entre homens e mulheres em nossa sociedade se reflete em pequenas ou grandes discriminações e dificuldades enfrentadas pelas mulheres em seu cotidiano, em problemas na inserção no mercado de trabalho, em dificuldades de acesso a serviços, em um cotidiano penoso no ambiente familiar.
A experiência do trabalho mudou a vida das mulheres e as relações familiares, permitindo-lhes mais autonomia, liberdade e independência, porém a discriminação é verificada no mercado de trabalho ainda hoje. A dupla jornada continua se constituindo em peso para as mulheres, elas querem menos discriminação e mais divisão das tarefas domésticas e da criação de filhos. Todavia, com bons olhos verificamos que as mudanças estão ocorrendo, prova real é que hoje nosso país é comandado por uma mulher. Apesar dos avanços e das merecidas conquistas das mulheres ao longo desses anos, no âmbito do direito de família, especialmente quando tratamos da questão dos alimentos, as mudanças ainda são