A mulher no Renascimento
Com a decadência do feudalismo e a chegada do capitalismo, houve o esgotamento das possibilidades de trabalho no campo, o que levava as jovens trabalhadoras para a cidade. A mulher burguesa tinha como função ajudar o marido no trabalho exercido, isso se tornava um trabalho para ela.
As mulheres da aristocracia, não exerciam um trabalho propriamente dito, contudo administravam os serviços da casa. Ela conquistou o direito de discutir com seu marido assuntos como literatura e filosofia. Enfim as mulheres conseguiram maiores oportunidades na área social.
*Pintura do unicórnio por Raphael
" A mulher com o unicórnio" foi pintada em 1505 pelo artista mestre do renascimento italiano famoso, Raphael (Raphaello Sanzio). Aqui nós vemos uma terra arrendada da mulher o que parece ser um unicórnio do bebê. Esta arte finala maravilhosa é é pintura a óleo no painel. Pendura na galeria Borghese em Roma, ItaliaA nota do artista
*Como mantinham a sua higiene?
A higiene baseava-se em usar roupa lavada até ficar suja, pois tinham a ideia de que a roupa absorvia a sujidade.Os dentes eram lavados com um produto 100% natural: urina, cinzas ou saliva.A roupa não era lavada, mas sim sacudida e carregada de perfume. As mãos eram lavadas apenas de 3 em 3 dias, e a face era limpa com clara de ovo ou vinagre para aclarar e amaciar a pele.A sujidade era escondida com doses enormes de maquilhagem.Para evitar o mau cheiro nas axilas, embebiam a pele com trocisco de rosas.
*Cosméticos
Durante esta época a figura feminina passou a ter mais valor, e a utilização excessiva do perfume devia-se à falta de higiene. A actividade social obrigava a que houvesse um cuidado pessoal maior.Nesta época, descobre-se também o álcool, extractos essenciais, princípios orgânicos cristalizados, óleos, etc... ficando a alquimia como um ponto alto, visto que a cosmética beneficia cada vez mais com o seu desenvolvimento.Várias cidades europeias tornaram-se centros produtores de sabão,