A mulher no esporte
Por muito tempo, se falou em igualdade dos sexos como no direito de votar, no piso salarial, nas tarefas domésticas e até no esporte. E é neste último que nos prenderemos, para explorar as dificuldades e desafio das mulheres no esporte.
A Mulher foi conseguindo seu espaço no esporte aos poucos, pois a falta da sua participação nos mesmo é histórica. Desde a Grécia antiga não era possível encontramos a presença feminina nas maratonas, nem como espectadoras, pois nesta época o esporte era destinado exclusivamente aos homens e as tarefas organizacionais da sociedade eram divididas de forma rígida, ficando as mulheres assim, com a criação dos filhos (Até os sete anos de idade) e as tarefas domésticas.
E este fato se perdurou por muito tempo até que enfim as mulheres conseguiram seu lugar por direito e mostraram sua total capacidade de competir em todos os esportes.
Porém algumas barreiras precisam ser quebradas, como por exemplo, o reconhecimento, o incentivo, o privilégio e a intensa busca por resultados para conseguir patrocínio que acaba resultando no uso de doping.
Porque apesar de bons resultados a mulher ainda não consegue ter os mesmo privilégios e reconhecimento dos homens? Algumas questões precisam ser respondidas, e é o que faremos através deste trabalho.
* A QUESTÃO SÓCIO-CULTURAL:
Durante muito tempo fomo induzidos a uma expressão “esporte de menina” que até hoje é muito forte se tratando do meio esportivo, tudo isso foi ocasionado devido a separação existente nas aulas de Educação Física da qual os meninos sempre praticavam futebol e as meninas vôlei ou queimada, isto trouxe uma separação mto grande entre os dois sexos trazendo pensamentos que se o menino gostasse de vôlei ou a menina gostasse de futsal ambos eram homossexuais, no qual sem perceber, tais aulas se tornaram formadoras de pessoas com cunho preconceituoso em uma menor escala. Com isso as mulheres tiveram seus lugares em meio ao esporte completamente reduzidoe a