A mulher isl mica
A mulher islâmica
Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burqas.
Para o pensamento ortodoxo muçulmano, a mulher vale menos do que o homem.
O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, contém versículos dedicados a deixar claro que, aos olhos de Alá, homens e mulheres são iguais.
As mulheres muçulmanas têm mais deveres e regras do que direitos.
Apesar de dividir opiniões no mundo todo, a Burca é defendida nesses países por muitos muçulmanos que acreditam que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, exige a homens e mulheres que se vistam adequadamente em público.
Alguns acreditam que o Hadith fala de cobrir completamente o corpo das mulheres, enquanto outros interpretam que o rosto, mãos e os pés podem ficar descobertos. Depois do fim do Talibã as mulheres passaram a ater um pouco mais de liberdade.
Embora muita gente não saiba, as mulheres que usam burca não são totalmente privadas de outras roupas. Elas não podem exibir partes de seus corpos diante de grande público ou homens, mas quando estão apenas entre mulheres, elas podem se vestir deixando cabeça, braços e pés descobertos. É isso o que acontece em casamentos e cerimônias em que homens e mulheres ficam separados.
…Os países de religião cristã acham que a burca cobre demais a pessoa e pode ser usada por criminosos. É por isso que em países como a França e a Holanda, seu uso foi proibido.