A MULHER DO HOMEM VIRTUOSO
No capítulo 31 de Provérbios, conhecemos a “mulher virtuosa”, mas você sabia que o capítulo 4 de Rute detalha qualidades do “homem virtuoso”? Esse homem era Boaz, um trabalhador e proprietário de terras que se tornou marido de Rute, a moabita.
Observe a lista das virtudes demonstradas na vida irrepreensível de Boaz.
Ele era:
Diligente: Boaz é descrito como um homem “de muitos bens” (Rute 2.1), e vimos que ele cuidava muito bem de sua propriedade supervisionando-a pessoalmente.
Amável: Boaz cumprimentava seus trabalhadores com cordialidade e deu as boas-vindas a uma mulher desconhecida chamada Rute (Rute 2.4,8).
Protetor: Ao observar Rute trabalhando, Boaz perguntou-lhe sobre sua situação e a defendeu (Rute 2.7).
Piedoso: Boaz pediu a Deus que abençoasse Rute por ela estar cuidando de sua sogra Noemi (Rute 2.12).
Incentivador: Boaz notou as qualidades marcantes de Rute e falou delas para incentivá-la (Rute 2.12; 3.11).
Generoso: Ao ver que Rute necessitava de alimento e estava disposta a trabalhar, Boaz deu-lhe uma quantidade extra de mantimento (Rute 2.15).
Bondoso: Quando Rute relatou a bondade de Boaz, Noemi agradeceu a misericórdia de Deus demonstradas a elas por intermédio de Boaz (Rute 2.20)
Discreto: Boaz demonstrou uma sábia discrição por ter mandado Rute de volta para casa antes do amanhecer (Rute 3.14)
Fiel: Cumprindo sua promessa a Rute, Boaz “foi ao tribunal” a fim de retirar os obstáculos que o impediam de casar-se com ela.
Querida leitora, você é solteira? Se for, procure estas qualidades no homem com que quer se casar. Seja exigente e escolha o melhor: um homem piedoso, diligente, fiel, etc. Você já conhece a lista.
Você é casada? Lembre-se de valorizar e alogiar as qualidades de seu querido marido. Peça a Deus por ele e se de alguma maneira, ele ainda não as possua, ore por ele.
Você é mãe? Incuta essas qualidades no coração e na mente de seus filhos (sua “Rutinha e seu