A Mudança de Paradigma Para Um Crescimento Sustentável
Atividade: Atividade Individual
Título: A Mudança de Paradigma Para Um Crescimento Sustentável
Aluno: Andrea Kossatz
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: MGM-Turma 38
Analisar a afirmativa abaixo;
“Embora os indicadores sugiram que o mundo viaja em uma trajetória insustentável, é possível alterar o curso se tivermos vontade política para utilizar, no pouco tempo disponível, o conhecimento e a habilidade tecnológica existentes.”
Introdução
Existe uma grande distancia entre os interesses político-econômicos e a preservacao do meio ambiente. Estes interesses seguem uma disputa de mercado predatório que não reconhece o meio ambiente (em que o homem esta inserido) como a maior riqueza da humanidade, e sim, como uma fonte inesgotável de recursos, disponibilizada para exploração sem critérios até a sua completa exaustão, não se preocupando com esta e as futuras gerações, causando então um desequilíbrio entre a biosfera, a tecnosfera e a sociosfera.
Pesquisadores apontam que ultrapassamos a linha de prevenção restando ainda a possibilidade de mitigação do aquecimento global, ou seja, minimizar os efeitos para nos adaptarmos as conseqüências.
Pouco se fez desde o Protocolo de Kyoto, inclusive o EUA que representa o maior emissor de gases responsáveis pelo efeito estufa, não assinou o tratado. Da mesma forma, os signatários do tratado não atingiram suas metas de redução de gases do efeito estufa até a presente data.
De tal forma, chegamos a um momento que urge se repensar o modelo de consumo e de crescimento para um novo paradigma, onde será preciso, não somente a intervenção do Estado, mas a participação da sociedade como um todo na questão do gerenciamento dos recursos planetários.
Justificativa
Embora a comunidade internacional esteja se conscientizando e se mobilizando acerca do efeito estufa e seus impactos na mudança climática do planeta, suas ações mitigatórias ainda estão