A motivação como estratégia de gestão
1.2.1. Objetivos Geral
- Estudar a motivação como uma ferramenta de gestão nas organizações.
1.2.2. Objetivos Específicos
- Avaliar as teorias da motivação humana dentro do referencial teórico da ciência em que se fundamentaram.
- Compreender a importância da motivação na gestão atual, oferecendo formas de como aumentar o bem-estar dos colaboradores, mantendo-os motivados e engajados com a organização.
1.2. Metodologia
Efetivou-se uma pesquisa bibliográfica com base nas principais teorias motivacionais para fundamentar a finalidade deste estudo. Buscou-se por meio da definição das teorias, suas distinções, características ou relações, apresentar a motivação organizacional como uma ferramenta de gestão nas organizações.
1.3. Justificativa
A escolha do tema teve por objetivo confirmar a importância da motivação dentro das organizações e fundamentar através de obras de autores renomados a relevância desse assunto em função da sinergia dos objetivos da empresa e dos colaboradores.
1.4. Problemática
O estudo realizado destina-se a uma reflexão a respeito do processo motivacional na gestão atual, buscando assim entender o que causa a desmotivação nos colaboradores, qual o ambiente ideal para motivá-los e quais as dificuldades de suprir as necessidades de cada individuo.
1.
MOTIVAÇÃO
O estudo da motivação vem ganhando um novo foco nas organizações, pois através dela é que os indivíduos atingem seus objetivos, tanto pessoais quanto os organizacionais. De acordo com Chiavenato (p. 476, 2004), “a motivação funciona como o resultado da interação entre o individuo e a situação que o envolve”.
As pessoas são diferentes em si, possuem desejos e necessidades distintas, as quais produzem padrões de comportamentos que variam de individuo para individuo. Chiavenato (p.476, 2004) vai além, afirmando que, “as pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico, e a mesma pessoa