A Morte para a Igreja Católica
Consolo para quem está de luto
O que acontece com um ser humano após a morte?
A visão católica da Morte
Nós como membros da Igreja Católica Apostólica Romana, cremos na vida Eterna. Esta é a fé da Igreja! A porta inaugural para esta “vida Eterna” é o Batismo. Uma vez batizado, pertencemos ao Corpo de Cristo. Somos parte desse corpo, gozando de todas as bênçãos e graças do Céu. Mas, independente de ser cristão ou não, cada homem recebe em sua alma imortal a retribuição eterna a partir do momento da morte, num Juízo Particular que coloca sua vida em relação à vida de Cristo (C.Ig.C 1022). A grande preocupação que devemos ter nesta vida é viver no amor-doação, viver bem e viver a fé, pois, no entardecer de nossa vida, nós seremos julgados sobre o amor (S. João da Cruz). Nós cristãos, por pertencer ao Corpo Místico de Cristo, recebemos como privilégio o "selo do Senhor”. Este selo é o Sacramento do Batismo que foi-nos dado pelo Espírito Santo "para o dia da redenção" (Ef 4,30). Este dia é o grande dia da Ressurreição de todos. Para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Ele, é necessário "deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor" (2 Cor 5,8). Nesta "partida", a alma é separada do corpo. Ela retomará o corpo que deixa na terra no dia da ressurreição dos mortos.
Como cristãos, devemos ter uma visão contextualizada à luz da Sagrada Escritura, partindo do sentido original que Jesus Cristo nos deu sobre a morte. Não devemos nos apegar a certos versículos isolados da Palavra de Deus, sem procurar saber para quem foram dirigidos, o seu contexto histórico e cultural. Por exemplo, o Livro de Eclesiastes 9, 5-6 nos traz essa afirmação:
“Porque os vivos sabem hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma; tão pouco têm eles jamais recompensa, mas sua memória jaz no esquecimento. Tudo o que fizeram em vida – os seus amores, ódios, rivalidades – já pereceram e