A morosidade do poder judiciário
Na sombra da Justiça, a negligência ao direito básico
Justificativa:
A escolha do tema tem grande importância para acadêmicos do campo de direito, pois a morosidade do Judiciário é tema comum no dia-a-dia dos operadores jurídicos.
A nossa pesquisa se deve a uma crescente preocupação em relação ao Poder Judiciário à medida que não funciona de acordo com as necessidades de nosso país e com os anseios do povo que necessita dos serviços jurídicos.
A morosidade do Poder Judiciário é um problema que vem se agravando nas ultimas décadas devido aos procedimentos que não acompanharam as mudanças havidas na sociedade. Portanto fazer um estudo científico sobre este assunto, mais uma vez, fará com que pessoas que estão adentrando na atual esfera jurídica, fiquem alerta com tal situação. E com o surgimento de movimentos em beneficio dos Direitos Humanos e das desigualdades socioeconômico-culturais tal situação vem sobrecarregando o Poder Judiciário. As principais vítimas, portanto, do sistema atual são aqueles que têm seu direito agredido, e buscam no Judiciário o cumprimento da lei. A solução de um caso pode levar anos, apenas para ser conhecida, e outro tanto tempo, para ser executada. De acordo com o artigo O Poder Judiciário: morosidade ‘Essa problemática conhecida como "morosidade da Justiça", não é fato novo e inesperado. É produto de um Judiciário que tem uma estrutura orgânico-administrativa anacrônica e regulamentada por procedimentos que não acompanharam as mudanças havidas na sociedade.
Objeto da pesquisa:
Nossos estudos visam analisar a morosidade do Poder Judiciário.
Demarcação Espaço/ Temporal: a partir da década de 90 no Brasil.
Demarcação Pessoal: coletar opiniões de especialistas.
Demarcação Teórica: analisar artigos que falem de morosidade judiciária.
Problematização:
A questão da morosidade do Poder Judiciário se deve a crescente conscientização, pelo menos em parte, da