A moreninha
Augusto se apaixona por uma menina na sua infância e esta o decepciona, sumindo de sua vida. Logo após, se apaixona por uma menina loira e essa o traiu. Então ele conclui que não deve amar mais ninguém. Porém, viaja com os amigos e esses apostam com ele, que ele se apaixonará numa ilha. Nessa ilha, ele se apaixona por Carolina e depois de muito tempo descobre que ela foi sua primeira paixão.
Escrava Isaura:
Filha de escrava, é tratada como uma dama pela sua senhora. Porém quando a mesma morre, Isaura fica sobre os cuidados de Leôncio e esse faz várias tentativas de abuso. A menina recorre ao pai e os dois fogem para Recife, onde lá ela se apaixona por Álvaro. Ao descobrir o paradeiro da escrava, Leôncio a leva de volta para casa à força e tenta fazer com que ela se case com seu jardineiro. Álvaro chega no momento da cerimônia e impede que esta aconteça. Logo depois, Leôncio comete suicídio e Isaura se casa com Álvaro.
Inocência:
Inocência é uma menina muito bela, prometida a se casar com Manecão. Porém, se apaixona por Cirino, um médico e quando seu amor é descoberto por seu pai, Pereira e pelo seu futuro marido, os dois concordam em matar o médico. Durante a história, um historiador vai até a fazenda da família e encontra uma nova espécie de borboleta, ao qual dá o nome de Inocência. Ao final, Manecão mata Cirino e o historiador, ao apresentar a borboleta para a sociedade, diz que Inocência não existia mais a dois anos.
A senhora:
Aurélia é uma menina muito bela, de classe média, que se apaixona por Fernando. Ambos começam a namorar, porém Fernando desfaz o relacionamento pois precisava de dinheiro e iria ganhar um dote alto se casando com outra mulher. Durante este período, Aurélia herda uma grande herança de seu avô e se torna “rainha dos salões”, passando a viver com a alta sociedade. Ela pede ao seu tio, que ofereça um dote alto por Fernando, mas na condição de que ele apenas saberá quem será sua mulher no dia do casamento. Quando chega o