A moreninha - resumo
CONTEXTO:
Brasil, século XIX; País passa por agitações políticas, sociais e culturais (vinda da família Real, Independência do Brasil, RJ passa a ser a capital do país; as publicações passam a ter um novo ritmo, como a leitura de folhetins, como “A Moreninha”, que faz de Joaquim Manuel de Macedo um dos principais escritores da época.).
RESUMO:
É uma história divertida, onde Augusto, um estudante de medicina, muito namorador descobre o real significado do amor, ao conhecer Carolina, uma menina a qual ele já havia admirado na infância, e que o faz se apaixonar. É uma história sem conflitos e com final feliz.
ESTILO:
Terceira pessoa, com narrador onisciente. O tempo é usado de forma linear (apenas em dois capítulos, retorna-se ao passado, para Augusto contar a D. Ana sua história). A história se passa em dois cenários. A obra tem caráter de folhetim.
LINGUAGEM:
Simples e coloquial, com o modo de falar dos habitantes do Rio de Janeiro, da primeira metade do século XIX. As descrições são características do período romântico, cheias de adjetivos.
PERSONAGENS:
São simples e lineares. Não há vilão. Os protagonistas são Augusto e Carolina, que formam o par romântico.
Os personagens são: Carolina (protagonista, é travessa e serelepe), Augusto (par romântico, é alegre e namorador), D. Ana (avó de Filipe e Carolina), Rafael (escravo de Augusto), D. Violante (senhora com conversa maçante), Paula (ama-de-leite de Carolina), Joaninha e Quinquina (primas de Filipe), Clementia (amiga de Joaninha, Quinquina e Gabriela), Gabriela (corresponde-se com cinco rapazes), Keblerc (alemão que prefere os vinhos a companhia das mulheres), Filipe (amigo de Augusto e irmão de Carolina), Fabrício e Leopoldo (estudantes de medicina e amigos de augusto e Filipe), Tobias (escravo e criado de Joaninha).
A HISTÓRIA: (A CADA CAPÍTULO)
1- Aposta Imprudente
Filipe, Fabrício, Leopoldo e Augusto eram amigos e estudavam medicina. Os três amigos apostaram que Augusto, que