A mordenização da agricultura do brasil e no mundo

4056 palavras 17 páginas
A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO BRASIL
O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. No entanto, é só na década de 1960 que esse processo vai se dar concretamente, com a implantação no país de um setor industrial voltado para a produção de equipamentos e insumos para a agricultura.
Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.24
A década de 1960 marcou o início de um novo modelo econômico brasileiro, substituindo o chamado modelo de substituição de importações pela modernização do setor agrário e formação do Complexo Agroindustrial.
O novo modelo apoiava-se na oligarquia rural preocupada com as tensões no campo geradas pelos movimentos sociais e nos setores mais modernos do capital urbano interessados na ampliação do seu raio de atuação
(MARTINE, 1990).
Em 1964, foi criado o Estatuto da Terra (Lei 4504), que estabeleceu como referência de rearranjo espacial, a gradual extinção do latifúndio e minifúndio, surgindo a denominação de empresa rural (MOREIRA, 1990).
Apesar das modificações promovidas na economia brasileira, o crescimento não se deu de maneira uniforme e com a rapidez esperada. Segundo
Gonçalves Neto (1997), a lentidão se acentuou entre os anos de 1965 e 1967, devido à reorganização sob o regime militar que se instalara no país.
Analisando os índices indicadores de modernização, verifica-se uma transformação significativa no âmbito da agricultura nacional.
Conforme a tabela a seguir, verifica-se um aumento considerável no uso de tratores no Brasil, comparando a década de 1950 com as décadas seguintes.
Esse acréscimo no número de tratores é, sem dúvida, um indicativo de mudança nos moldes produtivos do país.
A produção interna de tratores no Brasil só se iniciou no ano de 1959, com a instalação da Ford. Antes

Relacionados

  • Atps de economia
    1791 palavras | 8 páginas
  • Globalização
    3748 palavras | 15 páginas
  • Cadeia produtiva de café
    6656 palavras | 27 páginas
  • Anexos LOA 2013
    277847 palavras | 1112 páginas