A moralização
Quando nos referimos aos componentes patrimoniais, falamos em elementos. Por exemplo: elemento Caixa, Elemento Veículos, Elementos Móveis, elemento Duplicatas a Pagar. Agora quando nos referimos aos componentes patrimoniais, não diremos elementos e sim contas (conta caixa, conta Veículos etc.).
É através das contas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel.
Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela sua gestão, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios através das contas.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que mais interessa para a contabilidade é o que as classifica em dois grupos:
Contas Patrimoniais e Contas de Resultado.
Contas Patrimoniais. As Contas Patrimoniais representam os Bens, Os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido, Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa num dado momento, através do Balanço Patrimonial.
ATIVO
PASSIVO
Bens
Caixa
Veículos
Direitos
Duplicatas a Receber
Títulos a Receber Obrigações Fornecedores Duplicatas a Pagar Patrimônio Líquido Capital Social Lucros Acumulados
Contas de Resultado
As Contas de Resultados dividem-se em Contas de Despesas e Contas de Receitas.
Aparecem durante o exercício social encerrando-se no final do mesmo.
Não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem apurar o resultado do exercício.
As contas de resultados são aquelas que representam as despesas e as receitas.
DESPESAS: decorrem do consumo de Bens e da utilização de serviços. Por exemplo: a energia elétrica consumida, os materiais de limpeza consumidos (sabões, desinfetantes, vassouras,