A moral segundo Piaget
Desde que nasce a criança encontra-se em constante processo de desenvolvimento e sua interação com o meio físico e social possibilita que adquira conhecimentos que são aceitos pela sociedade na qual está inserida. Esta apropriação de conhecimento se dá tanto pelas relações estabelecidas no ambiente familiar, escolar e na sociedade como um todo.
Através das diversas experiências a criança vai se apropriando das normas e valores presentes na sociedade, formando assim a sua consciência ou juízo moral. Não se trata de um acontecimento imediato, mas de um processo que vai ocorrendo durante toda a fase da infância. Dessa forma, é importante conhecer como se dá esse processo de construção da moralidade e como tem acontecido na prática no contexto da educação escolar, conforme será apresentado na sequência deste trabalho.
Desenvolvimento
Jean Piaget, a partir de observações minuciosas de seus próprios filhos e de várias outras crianças concluiu que estas, ao contrário do que se pensava na época, não pensam como os adultos: certas habilidades ainda não foram desenvolvidas.
Para ele, os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.
Para que estas interações aconteçam, há a ocorrência de processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de processos denominados assimilação e acomodação.
Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores. Ao entrar em contato com a novidade, retiram dele informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para