a mola propulsora das empresas
Instituto de ciências sócias e comunicação
Curso: Administração
Comportamento humano nas organizações
A Mola propulsora das empresas
(2° Semestre)
São Paulo
2014
A Mola propulsora das empresas
Comportamento humano
O comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico, em fase às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido. Exemplos de comportamentos são: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal e comportamento atmosférico.
Quando tratamos de individualidades, podemos definir como o conjunto de reações e atitudes de um indivíduo ou grupo de indivíduos em face do meio social.
Em teoria de sistemas, comportamento é a resposta observável de um estímulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hábitos aprendidos. O ser humano está sempre recebendo estímulos do ambiente em que vive e interage, seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estímulos, variam muito de acordo com cada pessoa.
Os comportamentos são divididos em duas classes: Respondente e Operante.
Respondente ou Reflexo: involuntário; ação de componentes físicos do corpo (ex: glândulas, sudorese, etc…); (Sistema Nervoso Autônomo [S.N.A.]
Operante: voluntário; ação de músculos que estão sob controle espontâneo (ex: comer, falar…); é controlado pelas suas conseqüências.
Segundo Freud a importante relação existente entre o comportamento de um ser humano adulto é certos episódios de sua infância, mas resolveu preencher o considerável hiato entre causa e efeito com atividades ou estados do aparelho mental. Desejos conscientes ou inconscientes ou emoções no adulto representam esses episódios passados e são considerados como os responsáveis diretos de seu efeito sobre o comportamento.
O Behaviorismo Radical de B. F. Skinner
Essa corrente psicológica embasa-se na formulação do comportamento operante. Todavia, o ser humano apresenta