A moda
Erika mostra como surgiu o conceito de moda, o “made in Brazil” que inicia na década de noventa quando o mundo fashion começa a ser valorizado no Brasil.
A obra explica o que é moda, como ela surgiu e qual a sua importância, mostrando que ela é o reflexo da sociedade.
A palavra moda é originada do latim, modus, que significa maneira, modo. Essa termologia aparece no final da idade média, no século XV, na Borgonha quando os burgueses copiavam as roupas dos nobres para parecer – se com eles, e os nobres para não se igualar à outra classe, modificava novamente suas vestimentas.
A moda é um sistema, no qual, constantes mudanças e aperfeiçoamentos ocorrem acompanhando o vestuário. Mas ela não é somente roupa, e sim uma simbologia, o reflexo da sociedade, que nos permite entender os acontecimentos de determinado período.
A distinção de tecidos nem sempre existiu, homens e mulheres usavam os mesmos materiais. Mas a partir do século XIX que esses dois grupos se diferenciam, onde o setor feminino fica cada vez mais desenvolvido que o masculino.
Muitas pessoas não identificam-se com a moda, mas ao ter essa atitude ignoram a importância que ela tem, e o manifesto diário que fazem ao vestir uma roupa. Esse preconceito dá-se por ela mudar a cada seis meses, mas principalmente por parecer um mundo somente para a elite, o que causa raiva em quem não se encaixa nessa escala social. Mas estes esquecem que existem outros manifestos de moda, como a dos guetos, streetwear, etc.
Dentro do mundo Fashion existem subgrupos que são a alta costura, prêt-à-porter e streetwear.
A Alta costura foi criada em Paris, quando Charles Worth é nomeado pela imperatriz Eugênia para ser estilista imperial.
O Brasil não possui alta costura pois é necessário