A Mitologia
Para os gregos antigos os mitos eram um aspecto essencial de sua religião. Por meio dessas historias, eles explicavam a origem do mundo e seu funcionamento.
Os gregos imaginavam seus deuses fisicamente semelhantes aos seres humanos. Cada um dos deuses tinha personalidade própria, com qualidades e defeitos, interesses e atividades diferentes.
Geralmente, esses deuses e deusas eram associados a fenômenos naturais. A arma de Zeus, por exemplo, era o raio e as tempestades seriam o efeito de sua raiva. Por sua vez, os terremotos que eram comuns na Grécia, eram explicados pelo mau-humor de Poseidon, que batia com seu tridente no fundo do mar.
Mas não se sabe ao certo a origem dessas narrativas.
Os deuses olímpicos são:
Zeus- Deus dos deuses e das tempestades.
Hera- Deusa do casamento e da maternidade. (não era uma deusa olímpica, mas como era esposa de Zeus, foi considerada olimpiano.)
Poseidon- deus dos mares e dos cavalos.
Hades- Deus do submundo e das riquezas.
Atena- Deusa da sabedoria e da estratégia.
Hefesto- Deus do fogo e da metalurgia.
Apolo- Deus do sol, da musica, poesia e da profecia.
Àtermis- Deusa da caça.
Ares- Deus da guerra.
Hermes- Deus mensageiro, e deus do comercio.
Dionísio- Deus do vinho e das festas.
Demeter- Deusa da fertilidade e da agricultura.
Afrodite- Deusa do amor da beleza e da sexualidade.
Zeus era o deus principal dos gregos e tinha autoridade sobre os demais deuses e universo. Esses deuses estavam relacionados a uma força da natureza, um atributo, uma profissão ou atividades.
A religião
Os gregos eram politeístas, isto é acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da antiguidade. Mas ao contrario dos outros povos, tinham grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas.
Por serem politeísta, os gregos não tinham um livro sagrado como os muçulmanos,cristãos e judaicos.
Os gregos também costumavam consultar os oráculos para tentar descobrir o futuro e a