A missão dawn
A missão dawn consiste numa nave espacial norte-americana,que foi lançada pela NASA a 27 de setembro de 2007 e que será gerenciada pelo laboratório de jato-propulsão,do estado da Califórnia,Estados Unidos.E que terá a finalidade de lançar uma sonda que irá examinar os planetas anões Ceres e Vestas.
Eles são os maiores asteróides do nosso sitema Solar e são por vezes denominados de protoplantetas (planetas embriões( e pensa-se que permaneceram intactos desde a sua formação.
Trajetória da sonda Dawn
O obejtivo Dawn é o de entender o nosso Sistema Solar através destes dois protoplanteas.Observações conduzidas a partir da Terra indicam que eles tem uma composição bastante diferente um do outro e que permaneceram intactos desde a sua formação,isso a cerca de 4,6 bilhões de anos atrás.
Os protoplanetas
O que a missão Dawn procura saber é como o tamanho e a quantidade de água determinou a evolução dos planetas.Ceres e Vestas são corpos celestes que devem responder a essa questão,pois são os mais massivos do Cinturão de Asteróides.
Ceres aparenta ter bastante água congelada e enquanto que Vesta é um protoplaneta seco.Ceres pode ter atividade hidrológica e processos de crescimento e de recuo de suas capas polares constituídas de gelo.No entanto,Vesta pode ter rochas altamente magnéticas como as rochas de Marte.
As três principais metas da Missão:
Primeiro procurar entender como foi formado o início do Sistema Solar.
Segundo:a sonda procurará entender a naturaza da formação de seus corpos.
Terceiro: procura saber por que dois pequenos planetas seguiram caminhos evolucionários tão diferentes.
SUMÁRIO
Gerente da missão: Jet Propulsion Laboratory
Performance: Orbitar e atingir dois asteróides
Propulsão: Motor iônico alimentado por energia solar
Geração de Energias:10 KW na Terra e 1,4 KW em Ceres
Massa: 1237 kg no lançamento
Duração da missão:10 anos
Etapa Atual: Em voô para Vesta
Lançamento da sonda: 27 de setembro de 2007
Chegada a Vesta: