A MISSA PARTE POR PARTE
Vou passar pra você o que de melhor aprendi e que pra mim foi uma iluminação Divina, compreender o infinito valor da Santa Missa, o significado de cada parte, dos gestos, símbolos, objetos e vestes usados neste culto de Ação de Graças tão desejado por Jesus Cristo.
Hoje, posso falar como a minha mãe: “doença pouca não me impede de ir a Missa” e vou com alegria, procuro aproveitar o máximo de toda a celebração.
À partir de agora você vai conhecer todas as Partes da Missa. Entre uma parte e outra terá uma historiazinha para ajudar a você entender melhor o porquê de muitas coisas. A parte com letras preta é o tema que usamos na Catequese e a parte em vermelha são complementos para uma melhor compreensão do Tema.
TEMA: “MISSA”
A Missa é uma ação Litúrgica onde a Igreja celebra a Ceia de Cristo.
A Missa é o Sacrifício da Nova Aliança. Dizer “Missa” é dizer também “Eucaristia, e vice-versa. É na Missa que acontece a Eucaristia, por isso dizemos: “Sacrifício da Missa”.
QUANDO FOI INSTITUÍDO O SACRIFÍCIO DA MISSA?
O Sacrifício da Missa foi instituído na Última Ceia, na Quinta-feira Santa véspera da morte de Cristo quando Ele converteu o pão e o vinho no seu Corpo e no seu Sangue. Portanto a Missa não é uma representação, ou uma invenção humana, mas o um desejo do próprio Jesus e uma ordem que os padres obedecem: “Fazei isto para celebrar a minha memória“. (Lc 22,19). Nela se perpetua o Sacrifício de Cristo na Cruz, ao qual, segundo S. Paulo, devemos acrescentar as nossas ofertas.
QUAL O SACRIFÍCIO QUE MAIS AGRADOU A DEUS?
As palavras de Jesus provam que se trata de um verdadeiro sacrifício: “Tomai e comei, isto é meu corpo”.”... Isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado para a remissão dos pecados”. (Mt 26,26-28).
QUAL A FINALIDADE DESTE GESTO DE JESUS?
O Sacrifício da Missa recorda, reatualiza o maior ato de Amor que alguém pode fazer por outro: morrer, dar a vida por Amor a esse