A minera o come ou efetivamente por volta do s culo XVII
No início os campos garimpeiros eram precários e houve o surgimento de um problema grave, a fome, pois pouco se plantava, e o que abastecia as minas vinha de longe e era muito caro. Com o passar do tempo esse problema da fome começou a ser sanado com o aumento das atividades em roças e diversificação também das atividades econômicas, havendo a fabricação de alimentos característicos daqui como, por exemplo, o queijo.
A origem do queijo é desconhecida, porém ele existe há muito tempo, segundo um registro caldeus egípcios e depois gregos e romanos o usavam para alimentar atletas e soldados. O queijo brasileiro surgiu na região do Serro Frio MG quando portugueses buscavam por um alimento que parecesse com o do Serra, que tinha com frequência em Portugal, porém foi usado o leite de vaca e não o leite de cabra, nascendo assim o queijo Minas.
O queijo não foi o surgimento de uma nova economia nem o resultado de processos econômicos já terminados, e sim, um elemento essencial de uma cultura econômica, que viera dês da colonização até os dias de hoje.
Existem vários documentos que provam a existência da comercialização e da produção do queijo dês do século XVII, essa documentação enfatiza a resistência do queijo na dieta de quem vivia e vive em Minas Gerais, portanto o queijo foi e é um alimento consumido por gosto e necessidade, sendo produzido