A midia e o judiciário
O tribunal do Júri é um instituto totalmente popular, uma garantia constitucional reconhecida no artigo.5 ° XXXVIII em que cidadãos comuns julgam crimes dolosos contra a vida, portanto é a participação popular direta no judiciário, que busca dessa forma imparcialidade nos julgamentos.
A República Federativa do Brasil é um estado democrático de direito e por essa característica entende-se um Estado que respeita e busca garantir os direitos e liberdades fundamentais com aplicação igual a todos. Para se chegar a essa característica democrática que vivemos hoje, o país passou por muitos processos e revoluções que buscavam a plena liberdade e direitos iguais para todos, portanto a atual democracia que vivemos é fruto de intensa manifestações populares e luta contra a repressão.
Como já dito vivemos num Estado democrático de direito e com isso todos possuem plena liberdade de direitos, é claro que tais direitos não são absolutos, mas a regra é o direito irrestrito às garantias fundamentais, e um deles é liberdade de imprensa, esta que foi calada há alguns anos por conta de uma ditadura militar, hoje vive momentos gloriosos se comparados ao período de chumbo e por fim o direito à presunção da inocência, principio este consagrado constitucionalmente que assegura ao acusado o direito de não ser considerado culpado até o transito em julgado da sentença penal condenatória.
Com o presente trabalho pretende-se estudar até que ponto a mídia influencia o tribunal do júri em casos que são amplamente divulgados na mídia, em especifico o estudo será focado no caso do goleiro Bruno Fernandes de