a metodologia da educação
São Bernardo do Campo
Texto Origem :
Gestão, Avaliação e Qualidade da Educação:
Políticas públicas reveladas na prática escolar
Professor Dr. Luiz Roberto Alves
Mestrando: Mauro Gonçalves E Mail : mauro.goncalves@aedu.com
Desenvolvimento
Afirmam os autores e organizadores, Cunha , Sousa e Silva, que a primeira finalidade do texto (capítulo) é problematizar aspectos sobre a qualidade da educação que tem sido objeto de intensas discussões no debate focado nas tendências , indicadores e conceitos educacionais.
Apresentam em sua tese, forma como se referem ao trabalho por eles organizado, a opção por trabalhar com cinco eixos estruturantes :
1- Qualidade como pluralidade de significados;
2- Qualidade como construção social e processual;
3- Qualidade como ética pública;
4- Qualidade como construção democrática do currículo;
5- Qualidade como formação humana integral.
Bryan e Momma, afirmam ser consenso que a humanidade enfrenta a possibilidade concreta de chegar a uma situação de colapso, se mantidas as tendências de crescimento econômico sem o respeito sócio ambiental, indispensável.
Afirmam, respaldados em Diamond, 2005, que árias sociedades mudaram de curso, prevendo tal situação enquanto outras pereceram, entraram em colapso.
Mas apresentam como diferencial positivo de nossa sociedade, a capacidade de gera conhecimento como nunca na história passada da humanidade.
Em seu discurso, afirmam que a globalização da economia, é um dos fatores que levam a esta situação de esgotamento de recursos e convulsão sócio ambientais.
E que o processo de mudança depende de uma tomada de consciência e vontade política da busca da inovação.
Citam Platão, como sendo o mais antigo autor a abordar o tema inovação, atribuindo a ele também a condenação da inovação, como perturbação da ordem perfeita das coisas.
E por meio de referência á Maquiavel, apresentam o fato de que o inovador é aquele