A Metafísica
As indagações da metafísica
•
O que é uma coisa?
•
O que é um objeto?
•
O que é subjetividade?
Perguntas como estas constituem o campo da metafísica.
Todas as perguntas que não tem uma resposta científica envolvem o“não-ser”, e automaticamente o “Ser”, o “ser” está no mundo inteligível é algo provado, concreto , é o verdadeiro, logo essa verdade é tudo aquilo que posso provar de maneira cientifica e racional.
A metafísica
1.
2.
A metafísica é a investigação filosófica que gira em gira em torno da pergunta “O que é?”. Este “é” possui dois sentidos:
de “existe”, de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: “O que existe?”; de “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere a essência da realidade, podendo ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”.
Características da metafísica em seus períodos
De Platão e Aristóteles (séculos IV e III a.C.) até David
Hume (século XVIII d.C.);
“Uma vida não questionada não merece ser vivida”. (Platão)
Características:
Investiga aquilo que é ou existe, a realidade em si;
É um conhecimento racional apriorístico;
É um conhecimento sistemático;
Exige a distinção entre ser e parecer ou entre realidade e aparência.
O fim do primeiro período da metafísica se dá quando Hume explica que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma realidade externa, existente em si mesma e independente de nós.
2º período
De Kant (século XVIII d.C.) até a fenomenologia de Husserl (século
XX d.C);
A filosofia de Kant demonstra a impossibilidade dos conceitos tradicionais da metafísica para alcançar e conhecer a realidade em si das coisas. Características:
Immanuel Kant deseja fazer a síntese do racionalismo e do empirismo a partir de uma análise crítica da razão. Supera esses dois movimentos ao afirmar que o conhecimento